Maurício Santi

Culinária thai já fazia parte de sua vida antes mesmo de a cozinha entrar em suas veias como profissão. Foi tentando ganhar a vida nos Estados Unidos – para onde emigrou com apenas US$ 320 no bolso – que experimentou pela primeira vez sua pungência.
Santi trabalhou em restaurantes no Havaí, Miami, Nova York, São Paulo, Londres – onde se destacou como “head chef” do badalado gastropub Favela Chic – e no Sailors Thai, em Sydney, até conseguir desembarcar pela primeira vez na Tailândia, em 2009, quando se juntou à equipe do estrelado restaurante Nahm, do chef David Thompson.
O chef percorreu a Tailândia de norte a sul, leste a oeste, entrando em contato com produtores e cozinheiros de todo tipo, conhecendo diferentes províncias, suas histórias, culturas e influências, e trabalhando com grandes chefs, como Jay Fai – única a ter uma estrela Michelin por um restaurante de comida de rua –, Adam Cliff, em Singapura, “provavelmente o chef estrangeiro que mais conhece de cozinha thai atualmente”, e com Weerawat “Num” Triyasenawat, do Samuay & Sons, em Udon Thani.

Compartilhe

iNGRESSOS

+ participantes