Pesquisadora Gastronômica, Katherina Cordás é especializada nas relações entre comida, hospitalidade, arte e sociedade, e em como esses desdobramentos se refletem na cultura local.
Katherina é sócia-diretora do TUJU, restaurante detentor de duas estrelas Michelin e uma estrela verde por sustentabilidade. A casa também figura na lista do The World's 50 Best Restaurants, e na Latin America 50 Best Restaurants, além de ter ganhado inúmeros prêmios nacionais, como Melhor Restaurante de São Paulo, pelo Prêmio Paladar / Estadão 2025 e também pelo Prêmio O Melhor de São Paulo, da Folha de S. Paulo 2025, além de ter sido eleito o Melhor Restaurante do Sudeste no 22o Melhores da Gastronomia pela Prazeres da Mesa.
Responsável pela hospitalidade do restaurante, Katherina lidera a equipe de sala que já conquistou importantes reconhecimentos para a casa: em 2024 o TUJU ganhou o prêmio de melhor hospitalidade da América Latina, pelo Latin America 50 Best Restaurants, e o maitre da casa, Rodrigo Cavalcante, foi nomeado profissional de serviço do ano pelo Guia Michelin 2025.
Katherina também é a pessoa à frente do Centro de Pesquisa e Criatividade TUJU, conhecido como TUJU Pesquisa, um espaço interdisciplinar onde tradição e inovação se encontram para repensar a alimentação em todas as suas dimensões –
cultural, histórica, sensorial e prática. O Tuju Pesquisa promove uma série de atividades com o objetivo de tornar acessível o conhecimento alimentar.
Suas atividades são sem fins lucrativos e possuem um grande compromisso com a inclusão e democratização do conhecimento, com valores conscientes e bolsas de estudo. O centro também possui um podcast, a Rádio Tuju Pesquisa, apresentado por Katherina e Helena Guimarães, coordenadora, que mistura entretenimento, informação e cultura alimentar, onde a comida é ponto de partida para explorar histórias, identidades e transformações. Em cada episódio, cozinheiros, pesquisadores, profissionais da hospitalidade e entusiastas da culinária são convidados para conversas sobre alimentação e cultura.
Ela já escreveu sobre gastronomia para diversos meios de comunicação de diferentes países, além de dar aulas e palestras em faculdades, cursos e congressos. Ela é também criadora do blog Diga-me o Que Comes, focado em história e curiosidades gastronômicas, e do Instagram @digameoquecomes, que trata de arte e cultura com enfoque gastronômico.