Miguel Azevedo Peres

Miguel Azevedo Peres é chef, gastrônomo e restaurateur. Fundou o Pigmeu, restaurante lisboeta que há mais de 10 anos se dedica a servir “de tudo um porco”. O Pigmeu foi distinguido pelo Guia Michelin com um Bib Gourmand e pelo Guia Repsol com 1 Sol.

O Pigmeu é um restaurante informal, com carta de vinhos enxuta e pratos para partilhar. Os porcos, de raça autóctone alentejana, são criados soltos no montado e alimentam-se de bolotas de sobreiro (árvore da cortiça).

No Pigmeu, um porco alimenta mais de 300 pessoas, pois o cardápio utiliza todas as partes do animal, valoriza vegetais sazonais e traz de volta à mesa os miúdos do porco. Um dos pratos destacados pelo Guia Michelin são os corações de coentrada.

Além do restaurante, o Pigmeu tem uma mercearia e bar de vinhos naturais no Mercado da Ribeira, onde iniciou a produção própria de charcutaria e enchidos.

Miguel faz parte do corpo de chefs da World Central Kitchen, organização humanitária fundada pelo chef José Andrés, que atua globalmente fornecendo refeições a populações em situações de crise, com o apoio de equipas locais e voluntários.

É aficionado por livros de cozinha e não só, e defensor da sustentabilidade e da ligação entre gastronomia, cultura e política.

Compartilhe

iNGRESSOS

+ participantes