Sertaneja do sertão da Bahia, Bruna Moreira, 35 anos, é artesã de carnes, cozinheira e assadora. Ela descobriu a gastronomia aos 24 anos, quando iniciou o Bacharelado em Gastronomia na UFBA. Ao longo do curso, porém, percebeu que a gastronomia já fazia parte de suas vivências e memórias do sertão. A paixão pela roça, pela terra, pela feira, pelos animais e pelo açougue sempre esteve presente em sua vida.
Ainda no terceiro semestre, Bruna encontrou o tema que move seu trabalho até hoje: na disciplina de carnes, conheceu a charcutaria e, desde então, essa arte tornou-se um foco paralelo de estudo. Durante o curso, trabalhou em feiras e festivais gastronômicos, e, no sexto semestre, fez uma temporada de estágios em São Paulo, no Vito e no Esquina Mocotó. De volta a Salvador para concluir o curso, trabalhou em lugares como o Amado, onde foi garde manger, e na hamburgueria Bravo, onde atuou como chef de charcutaria, desenvolvimento e qualidade.
Aprofundando seus estudos sobre charcutaria, Bruna percebeu a existência de uma charcutaria nordestina, o que intensificou sua paixão pelo tema. Passou a produzir e comercializar produtos focados em ingredientes e técnicas regionais, fundando a Amoreira Charcutaria, com uma cozinha de produção no sertão.
Em 2021, foi convidada para trabalhar no Caboco, restaurante do chef Rodrigo Oliveira, em Los Angeles, que ficou aberto por um ano. Em 2023, Bruna retornou ao Brasil para integrar o Engenho Mocotó, onde atua como chef na cozinha de criação, pesquisa, desenvolvimento e qualidade do grupo Mocotó. Hoje, os processos de conservação de carnes são seu maior fascínio na gastronomia, e ela tem a sorte de trabalhar e desenvolver essa arte em suas experiências na cozinha.