Victor Valadão

Victor Valadão, 32 anos, mineiro criado entre o Pará e o Ceará, cresceu assistindo Jamie Oliver, Nigella Lawson, Felipe Bronze e Claude Troisgros na televisão, mas sua verdadeira conexão com a cozinha veio das mulheres de sua família. “Minha diversão quando criança era ver minha mãe, uma das melhores cozinheiras que se pode imaginar, em ação. Ela e minhas avós, Glória e Alacir, me proporcionaram uma vivência gastronômica e de hospitalidade única”, relembra.

Influenciado pelas histórias de recepções, banquetes e pelo restaurante que a família teve em Belo Horizonte na década de 1990, cresceu testando receitas e sonhando em ter o próprio negócio. Chegou a cursar Direito, mas desistiu ao perceber que estava no caminho mais longo para alcançar a felicidade. Mudou-se para Belo Horizonte em 2014 para estudar Gastronomia na Estácio de Sá, onde trabalhou em um boteco antes de estagiar com Felipe Rameh e Fred Trindade no restaurante Trindade. Em 2015, mudou-se para São Paulo e passou pelo D.O.M., de Alex Atala.

Ingressou na Universidade Anhembi Morumbi para continuar a graduação e foi trabalhar com Alberto Landgraf no Epice, onde encontrou seu estilo. Depois, integrou a equipe do Tuju, de Ivan Ralston, onde conheceu Caio Yokota, futuro parceiro de cozinha. Mais tarde, juntos foram convidados por Duilio Lin para chefiar a cozinha do Mapu, que migrava de food truck a restaurante fixo.

Em 2019, viajaram a Taiwan para estudar ingredientes, técnicas e tradições locais, experiência que inspirou a criação do Aiô, inaugurado em 2023. No mesmo ano, Victor entrou, junto com Caio, na lista Forbes Under 30 na categoria Gastronomia. Em 2024, o Aiô recebeu distinção do Guia Michelin como um dos lugares a serem visitados em São Paulo, reconhecimento mantido em 2025. No mesmo ano, Victor foi premiado, ao lado de Caio, como Chef Revelação no Prêmio Paladar.

Prêmios e títulos:
• Forbes Under 30 (2023)
• Indicação Guia Michelin (2024 e 2025)
• Novidade do Ano – Melhor de São Paulo, Folha de S.Paulo (2024)
• Melhor Asiático – Melhor de São Paulo, Folha de S.Paulo (2025)
• Chef Revelação – Prêmio Paladar (2025)

Compartilhe

iNGRESSOS

+ participantes