Benê Souza

Um jovem clássico de 27 anos. Benê é filho de músico, estudou violão clássico, mas gosta mesmo de tocar cavaco. Fez curso de cozinha profissional em Campinas, interior de São Paulo, onde nasceu, e iniciou sua vida nas cozinhas, ainda sem a certeza de que era esse o caminho certo.

Uma inscrição feita por um amigo no Lab.Maní (programa de estágios do Grupo Maní, de Helena Rizzo) mudou tudo e colocou Benê na trilha da gastronomia, pois, para sua surpresa, foi aceito no estágio já na primeira tentativa. “Foi uma experiência muito intensa. Comecei a perceber os ingredientes, focar nos processos acima de tudo, entender que gastronomia é olhar os detalhes e que vai além de simplesmente cozinhar”.

Benê entrou no Grupo Maní como estagiário em 2017 e saiu como subchef em 2021. Dali partiu para o Taraz, restaurante do chef Felipe Bronze no Rosewood. Participou do projeto, conceito, testes e de todos os processos até a inauguração da casa, assumindo a função de subchef e comandando a cozinha durante 1 ano.

No início de 2023, Benê recebeu a proposta de chefiar o Restaurante Virado SP, no Largo do Arouche, e aceitou o desafio. Ali imprimiu uma cozinha moderna, inspirada nos clássicos paulistanos de antigamente, como o Linguado à Belle Meunière, empregando técnicas contemporâneas e atenção aos detalhes. Com pouco menos de um ano de casa, conquistou duas indicações para Chef Revelação em 2024: a primeira pela revista Prazeres da Mesa e a segunda pela Veja São Paulo, de onde saiu vencedor da categoria tanto pelo voto do júri quanto pelo voto popular.

Atualmente, comanda a cozinha do ZDeli Restaurante, onde assina o cardápio com influências judaicas ao lado de Julio Raw, proprietário da marca, e foi destaque de gastronomia na lista Forbes Under 30.

Compartilhe

iNGRESSOS

+ participantes