Jeferson Smit García
O Afluente é um restaurante em Bogotá, na Colômbia, que tem como base a pesquisa dos páramos e da conexão entre a água e a despensa do país. Busca conscientizar o público local e internacional sobre a importância dos páramos, dar visibilidade aos agricultores do país e tornar-se uma referência da gastronomia colombiana. O Afluente conseguiu o que poucos podem se orgulhar: entrou na prestigiada lista Latin America's 50 Best Restaurants, ocupando a posição nº 61 em menos de seis meses desde sua abertura. Esse reconhecimento é prova não apenas de sua excelência culinária, mas também do compromisso da equipe com a exploração de territórios pouco conhecidos e a inovação gastronômica.
Um dos pilares de seu sucesso tem sido a profunda pesquisa nos ecossistemas de páramo. O Afluente não se contentou em reproduzir sabores tradicionais, mas iniciou um trabalho etnogastronômico rigoroso para resgatar ingredientes esquecidos e técnicas ancestrais.
Cada prato é uma narrativa sensorial que transporta os comensais para as paisagens altas, andinas e frias dos páramos, com ingredientes silvestres, ervas nativas e sabores que despertam memórias profundas.
O Afluente não apenas alimenta, mas também educa e conecta.
Jeferson García estudou no SENA e atua há 14 anos na gastronomia profissional, passando por cozinhas como as dos restaurantes Boragó, 99 e 040, no Chile; Santa Teresita, em Punta del Este (Uruguai); e Central, no Peru. Também viajou pela Europa e Ásia, onde trabalhou em restaurantes com estrelas Michelin, como Gaggan e GA, na Tailândia; Amass, Jordnær, Alchemist, Kadeau e Relæ, na Dinamarca, onde posteriormente conquistou uma bolsa na renomada MAD Academy.
Desde 2021, retornou à Colômbia para ser o chef do ODA. Atualmente, lidera o Afluente, seu próprio projeto como chef fundador.