Formado em Rádio e TV, Fabio Vieira quase fez mestrado em cinema quando decidiu mudar de carreira e cursar gastronomia, paixão que nutria desde a infância. Fez estágios nos restaurantes Tordesilhas e D.O.M., em São Paulo, e no estrelado Hofmann, em Barcelona, antes de abrir o premiado Micaela, em 2013. O menu promovia o casamento entre as culinárias brasileira e espanhola, origem de sua família, e celebrizou pratos como o fideus de comitiva, inspirado no fideuà catalão e no macarrão dos tropeiros.
Na pandemia, a casa fechou as portas em São Paulo e passou a funcionar em Ilhabela, no formato pop-up. Atualmente, Vieira é chef executivo da rede Santo Grão e do hotel Cristalino Lodge, na Amazônia, onde dá continuidade à pesquisa sobre cozinha brasileira e seus ingredientes. Mas o amor pelo cinema não foi esquecido – ele acaba de coproduzir o filme Ulekei.
O documentário, que a plateia do Mesa Tendências terá a chance de assistir, conta a história de amizade entre um cozinheiro, o próprio Fabio Vieira, e um indígena da etnia Mehinako, que o visitou no Micaela e deu início a uma intensa troca de conhecimentos.