Quique Dacosta é um cozinheiro espanhol premiado com três estrelas Michelin, que iniciou sua carreira profissional em 1986. Em 1988, começou a trabalhar no que hoje é o Quique Dacosta Restaurante. O ambiente que envolve e seduz Quique Dacosta marca o futuro de muitas das criações produzidas ano após ano em Dénia. O Mar Mediterrâneo e o Parque Natural de Montgó têm sido um marco fundamental em sua cozinha, pela riqueza inesgotável de seus fundos marinhos e sua localização geográfica particular.
Atualmente, ele é reconhecido em todo o mundo por sua expressão artística na culinária. Tornou-se o chef que usa sua cultura e território como bandeira, personificando a qualidade, excelência, inovação e tradição.
- 2012/2013: Recebe o máximo reconhecimento do Guia Michelin, ganhando três estrelas para o Quique Dacosta Restaurante.
- O Quique Dacosta Restaurante ocupa a 14ª posição entre os Melhores Restaurantes do Mundo, de acordo com The World’s 50 Best Restaurants.
- Nomeado o Melhor Restaurante da Europa por dois anos consecutivos na lista Opinionated About Dining pelo prestigiado analista Steve Plotnicki (2012-2013).
- Deessa (Mandarin Oriental Ritz, Madrid) recebe duas estrelas Michelin apenas um ano após sua abertura (2022).
- Em 2013, foi nomeado Doutor Honoris Causa em Belas Artes pela Universidade Miguel Hernández.
- Melhor Empresário de Restauração da Espanha em 2019, pela Real Academia de Gastronomia.
- Medalha de Ouro ao Mérito nas Belas Artes (2020).
No Quique Dacosta Restaurante, ele propõe “Por Amor ao Arte II”, um menu com o qual tenta comover os comensais em uma jornada que vai do físico ao emocional, explorando um caminho de fantasia, vanguarda e ilusão. Uma proposta que vai muito além da estética, técnica, tecnologia, produto e território — dos quais ele continua sendo cúmplice absoluto para se expressar — alcançando uma linguagem criativa que toca o sensorial e a beleza no paladar.
Ele é diretor e criador gastronômico do Hotel Mandarin Oriental Ritz, em Madrid, onde desenhou diferentes propostas gastronômicas para cada um dos três restaurantes e dois bares. Deessa, a proposta mais vanguardista do hotel, conquistou duas estrelas Michelin apenas um ano após sua abertura. Além disso, ele acabou de abrir dois restaurantes junto à Royal Mansour Collection em Tamuda Bay, o que representou uma excelente aposta gastronômica no Marrocos.
Também possui o ArrosQD, seu inovador conceito no coração de Londres com ambição internacional. E é proprietário dos restaurantes El Poblet (2*), Llisa Negra e Vuelve Carolina em Valência.
Na sua atividade de divulgação, o chef, embaixador da Ação Contra a Fome e Doutor Honoris Causa em Belas Artes, publicou recentemente El Libro de la Gamba Roja, um vade-mécum deste produto icônico do Mediterrâneo, juntamente com Joan Roca e o jornalista Benjamín Lana.
Seu restaurante em Dénia foi reconhecido por dois anos consecutivos como o Melhor Restaurante da Europa, de acordo com a prestigiada lista Opinionated About Dining, permanecendo entre os dez melhores do continente nos últimos cinco anos e entre os 20 Melhores do Mundo, de acordo com a lista mais prestigiada a nível internacional, The World’s 50 Best Restaurants.
O chef, recentemente distinguido com a Medalha de Ouro ao Mérito nas Belas Artes e reconhecido pela Real Academia de Gastronomia como o Melhor Empresário de Restauração da Espanha, transformou o Quique Dacosta Restaurante em um ponto de referência mundial na alta gastronomia.
Marcas de reconhecida reputação, como Mercedes Benz, Nespresso ou Porcelanosa, encontraram nele os valores de excelência, qualidade, sustentabilidade e vanguarda para protagonizar suas últimas campanhas publicitárias.
O Tema de Quique Dacosta no Mesa Tendências 2024 será: Cozinhando Beleza. Uma viagem pela expressão culinária, pelo ambiente, pelos produtos e pelas formas de cozinhar do Quique Dacosta Restaurante.