Rodrigo Oliveira é chef do Mocotó, fundado em 1973 por seu pai na Vila Medeiros. Ele decidiu assumir o comando do restaurante depois de desistir da faculdade de engenharia e gestão ambiental para ingressar no curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, em 2001. Hoje, ele também comanda uma segunda unidade de rua, aberta em 2023 na Vila Leopoldina, uma versão “pocket” no Shopping D, o Mocotó Café no Mercado de Pinheiros e o Balaio IMS, instalado no Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista.
Ao longo de pouco mais de duas décadas sob seu comando, o Mocotó passou a colecionar prêmios nacionais e internacionais da crítica especializada, como o 23º lugar no ranking britânico The Latin America’s 50 Best Restaurants de 2021, o selo de Bib Gourmand do Guia Michelin e o prêmio de melhor restaurante do mundo na categoria “no reservation required” do World Restaurant Awards de 2019, entre outros. No Brasil, foi eleito como a Melhor Cozinha Brasileira de 2022 pela revista Prazeres da Mesa, Melhor Restaurante Bom e Barato pela Veja São Paulo e Melhor Cozinha Brasileira pela Folha de S. Paulo. Rodrigo também foi apontado como Homem do Ano pela GQ Magazine e um dos 100 brasileiros mais influentes — sendo o único cozinheiro da lista — pela Revista Época.
Fora do restaurante, o chef se dedica a outras frentes de atuação, incluindo projetos sociais e ambientais. Entre eles estão o Quebrada Alimentada, que distribui cestas básicas e marmitas para 250 famílias em situação de vulnerabilidade na zona norte de São Paulo; o sítio agroflorestal Mulungu, no interior paulista, que abastece o Mocotó com legumes e hortaliças; e a Fazenda Maniwa, em Pernambuco, onde o chef implantou um projeto de agroecologia regenerativa no sertão.
Ele também ganhou visibilidade nacional ao compor o trio de jurados em uma edição do MasterChef, da Band. Sua desenvoltura frente às câmeras foi tão natural que acabou ganhando um quadro fixo no programa Melhor da Noite, no mesmo canal, às quartas-feiras. Sob o comando dos jornalistas Glenda Kozlowski e Zeca Camargo, a atração noturna vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 20h30, com uma mistura de jornalismo, entretenimento e interatividade, abordando desde realities e gastronomia até games, viagens, ciência e histórias de vida.