Geovane Carneiro

Braço direito de Alex Atala no D.O.M., Geovane Carneiro trabalha no restaurante desde a inauguração, 25 anos atrás — mais da metade da vida do cozinheiro, hoje com 49 anos de idade. Segundo o próprio Alex, Geovane é a força motriz da casa cuja proposta revolucionou a alta gastronomia brasileira. Dono de uma concentração inquebrantável e um apuro técnico considerado um dos maiores do Brasil, Geovane se formou na cozinha, sem cursos e especializações. Foi com coragem e determinação, galgando seu espaço e com foco e uma curiosidade insaciável, que internalizou seu vasto conhecimento.

O que poucos sabem é que este grande profissional veio parar em São Paulo um tanto a contragosto. Nascido em Conceição do Coité, a 110 km de Feira de Santana, Geovane conta que houve uma seca intensa na Bahia na década de 1990 e ele decidiu vir para ajudar a família, que passava por dificuldades — o pai era negociador de cavalos e a mãe, dona de casa e cozinheira de mão cheia. Na época, com 18 anos, ele teve que vender um cavalo de que gostava muito para comprar a passagem e rumou a São Paulo com alguns primos. Passaram-se seis meses sem que conseguisse arrumar emprego — até tentou fazer dinheiro com a venda de cocos, mas não conseguiu vender nenhum. Foi quando aceitou uma vaga de copeiro na lanchonete onde um dos primos trabalhava. “Quando o cozinheiro faltava e eu tinha que ajudar, a coxinha que eu fazia acabava primeiro. Mas eu não gostava porque aí tinha que fazer tudo de novo”, diverte-se.

Depois de três anos na lanchonete, já ciente de que era bom de fogão, o jovem baiano resolveu que era hora de alçar voos mais altos. Começou na pia do restaurante 72, uma casa no estilo steakhouse onde Alex Atala era chef consultor e Michel Darqué, chef executivo. Mas Geovane já chegou de olho nas panelas. “Fazia tudo o que precisava e corria para ajudar na cozinha porque queria mudar de área. Mas não conhecia os ingredientes, então observava o que tiravam da câmara fria para descobrir que peixe era aquele, por exemplo”, conta.

Compartilhe

iNGRESSOS

+ participantes