Katia Barbosa

Quando se fala em comida popular brasileira no Brasil, Kátia Barbosa é o primeiro nome entre cozinheiros dessa vertente culinária. A cozinheira que transformou um dos principais pratos de nossa gastronomia, a feijoada, em um petisco, hoje o mais copiado do país, começou sua carreira em um pequeno botequim na Praça da Bandeira, o Aconchego Carioca. Kátia oferece também suas receitas embaladas a vácuo para quem quiser degustar no aconchego do lar, através do Katita em Kasa. No Norte Shopping, inaugurou no fim de 2020 o Katita – Chef Kátia Barbosa, um espaço localizado no Taste Lab, um coletivo gastronômico que reúne grandes nomes da gastronomia carioca. Alguns meses depois, a marca chegou também ao UpTown, na Barra da Tijuca. Lá, a chef serve um mix de receitas que marcaram a sua trajetória.

A primeira vez que Kátia se viu profissionalmente em uma cozinha foi no começo dos anos 2000. Nessa época, o Aconchego Carioca era um bar despretensioso, tocado por um de seus irmãos, que também fazia as vezes de cozinheiro. Nas folgas, Kátia rumava para as livrarias, pedia um chá e passava tardes lendo, anotando tudo o que pudesse das publicações de culinária e criando o próprio repertório.

Kátia, para os mais chegados, nunca cursou gastronomia, ao contrário de sua filha Bianca Barbosa, com quem hoje divide as panelas. Mas sabe, como ninguém, traduzir a alma brasileira em receitas carregadas de suas próprias experiências de vida. Um exemplo é o famoso bolinho de feijoada, que nasceu da sua memória afetiva. “Da lembrança da minha mãe pegando um pouquinho de feijão e misturando a um pouquinho de farinha e me dando na boca para me convencer a comer”. O petisco, um dos mais copiados do país, foi apenas o primeiro numa linha extensa de pequenas releituras de clássicos da culinária brasileira. Das mãos da cozinheira saíram também bolinho de abóbora com carne seca e de feijão branco com rabada, entre outros.

Compartilhe

iNGRESSOS

+ participantes